terça-feira, 8 de julho de 2014

Regras jogo com bolas numeradas par e ímpar


  • Inicio de jogo
    • A bola pode ser colocada em qualquer parte do meio da mesa para traz do lado inverso aos das bolas numeradas.
    • A bola 1 não inicia o jogo, sendo opcional, e previamente combinado, a inclusão dela após algum dos jogadores matarem todas as suas bolas.
    • Na saída o jogador terá três chances para acertar as bolas numeradas sem deixar cair a branca.
    • Se acertar as bolas numeradas e a branca cair, perde a vez.
    • Se no inicio do jogo cair bolas pares e impares, vale a primeira bola que cair, não tem castigo (penalização) e o jogador perde a vez.
  • Derrubar bola branca
    • Se o jogador derrubar a bola branca, será retirado da mesa a menor bola do adversário.
    • A bola branca deverá ser colocada na marcação feita por giz no mesmo lado que se iniciou o jogo, com a diferença de não ter a opção de colocar a bola em qualquer parte, como feito no inicio do jogo.
    • Se na marca de giz de recomeço do jogo tiver alguma outra bola, o adversário deve soltar a bola branca sobre esta bola, e o jogador da vez jogará de onde a branca parar.
  • Não acertar em nenhuma bola da mesa
    • Se o jogador não acertar nenhuma bola (cegar), será retirado da mesa a menor bola do adversário.
    • A bola branca não irá para a marcação quando o jogador "cegar". O adversário irá jogar de onde ela estiver.
  • Acertar diretamente a bola do adversário
    • Se acertar diretamente a bola do adversário, será retirado da mesa a menor bola do adversário. Esta é a regra padrão, neste caso, é bom senso os adversários não fazerem isso propositalmente.
    • Se for combinado previamente, a punição será a retirada da mesa das duas menores bolas do adversário.
    • Se a bola branca cair, o castigo é o mesmo, ou seja, não se aplica duas penas na mesma jogada.
    • Se cair alguma bola do adversário nesta mesma jogada, não se aplica duas penas na mesma jogada. A pena será a de acertar diretamente a bola do adversário.
  • Acertar a bola do adversário pela tabela
    • A mesma regra anterior será aplicada, não cabe aqui o castigo da retirada de duas bolas.
  • Não existe dupla penalização no jogo.
    • Se o jogador acertar a bola do adversário e derrubar a branca na mesma jogada, apenas 1 penalização deve ser aplicada.
    • Derrubar a bola do adversário não é considerado penalização, (é ruindade mesmo rss) e assim deve ser retirado uma bola da mesa.

    290 comentários:

    1. Se na saída cair 2 pares um impar e a branca suicidar e uma outra bola impedir a retirada da branca qual a penalidade aplicada

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Ola Claudio, neste caso vale a regra da primeira bola que cair, sendo esta a de quem deu a tacada e deve ser retirada mais uma bola do adversario, mas apenas uma bola deve ser retirada pelo castigo. Para a retirada da bola branca da caçapa, se nao tiver espaço para passar a mao, basta afastar a bola e depois colocar ela novamente onde estava. Qualquer duvida ou segestao de regra nao coberta aqui podem enviar. Abraço.

        Excluir
      2. Se eu estou jogando de um a cinco e tenho duas bolas e meu adversário tem uma só se ele matar a dele é suicidar quem ganha

        Excluir
      3. E quando a bola fica encima da bola branca dentro da caçapa?

        Excluir
      4. O que faz se a bola branca suicida e outra fica encima dela dentro da cacapa ele pode ser considerada morta?

        Excluir
      5. Se já estiver disputando a bola um .ou sejá o chamado castigo. E por acaso ela sai da mesa mesa com impulso da tacada o jogador perde a partida ou a bola Sera colada na posição que ela saiu? ??

        Excluir
    2. Eu tinha apenas o 12 na mesa eo meu adversario tinha apenas o castigo, na mesma tacada eu derrubei primeiro o 12 e depois o castigo quem venceu ???

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Nesse caso a jogada só é valida com aviso prévio, se vc canta a jogada antes vc ganha mas se for sem querer vc perde.

        Excluir
      2. O cara do castigo pois até o momento da tacada o castigo era dele sendo assim vc matou a sua e depois a dele perdendo o jogo

        Excluir
      3. Se o adversário estava só pelo castigo e vc matou o castigo, lamanto, mas você perdeu playboy.

        Excluir
    3. se eu estiver pela bola 1, e meu adversário com três bolas na mesa. E eu jogar direto na bola do adversário matando a minha bola 1 , perco ou ganho o jogo?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. O adversario ira tirar duas bolas dele e tera direito a uma tacada para matar a terceira bola, se acertar ele ganha o jogo.

        Excluir
      2. A resposta do Rodnei está errada. Desde que não tenha sido proposital a tacada e vc matou a 1, vc ganhou o jogo.

        Excluir
      3. Essa de proposital é subjetivo... como vc pode dar certeza de q foi ou não foi proposital?!? É só penalizar o cara com duas bolas e colar novamente a 1 na tabela além de passar a vez para o adversário q tinha 3 bolas...

        Excluir
      4. Ola, nesse caso, o seu oponente tem o direito de uma ultima jogada, pois para se ganhar no sinuca, você precisa ser o dono da vez, então ele teria a oportunidade de finalizar o jogo, caso ele não consiga, você ganha a partida.

        Excluir
      5. Na maioria das cidades e lugares de jogos, a regra p esta jogada é como o Rodnei Vete e o Unknown responderam. Ñ importa se foi proposital ou não, bateu direto na do adversário o castigo é pagar duas bolas e o adversário ter uma chance e se ele acertar, ele ganha.

        Excluir
    4. Se no início eu derrubar uma par e uma ímpar eu continuo a jogar pra decidir se serei par ou ímpar ?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Você perde a vez e vale a bola que caiu primeiro.

        Excluir
      2. Não existe quem cair primeiro se vc derrubar uma impar e outra par a sua e bola de maior número é vc continua jogando se a bola branca não cair, se a bola branca cair vc perde a vez sem tirar uma do adversário.

        Excluir
    5. Se no final da partida eu estou matando a 1 e o adversário tem mais uma bola, aí ele mata a bola e por e consequentemente a 1 tbm cai quem ganha a partida?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Ele só ganha se cantar a jogada antes mas se for "sem querer" ele perde a partida.

        Excluir
      2. Se quando na última jogada eu tô com a bola um só falta um para mim matar e meu adversário ainda falta 15 e eu joguei e matei a 1 e daí Branca eu perco o jogo ou não

        Excluir
    6. Se na saída do jogo eu derrubar três bolas ímpar e uma par eu continuo o jogo ou o que acontece

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Depende da regra decidida.
        Em alguns lugares vale a primeira que cair (essa é a regra que o escritor usa).
        Em outros lugares, se cair mais bolas de um tipo específico vale essa bola.
        Em outros lugares, se cair mais 2 bolas de grupos diferentes, o jogador decide o grupo desejado.

        É SEMPRE bom decidir quais regras vocês vão usar em qualquer jogo de sinuca.
        Existem vários jogos parecidos que usam regras diferentes.

        Excluir
    7. Vc perde a vez e a bola que caiu primeiro sera a sua.

      ResponderExcluir
    8. se furante o jogo quando eu for da a tacada na bola branca e consequentemente mecher com taco na cola do adivesario tem algum castigo

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Você tem direito de tentar novamente. Desde que a bola branca na encoste nas outras você pode tentar 3 vezes.

        Excluir
      2. Eu quero saber o seginte mano se dou a saída da partida cai uma bola e cai a Branca um exemplo cai a 5 Eu tenho que pagar?

        Excluir
    9. eu estou pela bola 1 , e meu adversaário ainda tem uma dele e o castigo , na minha jogada eu mato a bola 1 , porem me suicido , quem ganha ??

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Na minha opiniao voce perde. Mas é uma jogada polemica rss

        Excluir
      2. Estando o adversario com uma, vc perde. Mais de uma vc ganha.

        Excluir
      3. Essa jogada é complicada. Sempre acontece comigo.
        Estou com a 1 para finalizar, meu adversário com duas bolas na mesa. Eu mato a 1 e cai a branca depois.
        Sempre falam que eu perco o jogo.

        Excluir
    10. GOSTARIA DE UM ESCLARECIMENTO.
      ESTAVAMOS JOGANDO EU E MEU ADVERSARIO PAR E IMPAR O ADVERSARIO TINHA CINCO BOLAS AINDA PARA MATAR E EU ESTAVA POR UMA FIZ A JOGADA MATEI E DEI BRANCA.
      QUAL É O PROCEDIMENTO EU PERCO A PARTIDA OU ELE CONTINUA JOGANDO.
      GRATO PELA ATENÇÃO.

      ResponderExcluir
    11. Voce tira uma do seu adversario e ele tem direito a continuar jogando. Se ele errar antes de matar todas voce ganha.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Aqui em Minas Gerais em Joaíma á regra e matou o as acabou o jogo e se suicidou ou pulou após o outro pode ter sete bolas q ele ganha pq entendemos q o as e o castigo se não tá mesa mais não tem mais jogo.

        Excluir
    12. A regra diz que não pode haver duas penalidades para uma jogada. Pois bem, eu estou pela 1 e meu adversário ainda tem 2 bolas na mesa. Eu mato a 1 e me suicido, qual seria o procedimento? Ele derruba uma das bolas e eu ganho ou ele fica com uma e ainda tem direito a uma tacada?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Você paga a bola de número menor pra ele e ele então fica com o direito de 1 tacada, se ele matar ele ganha. Já se ele tivesse 3 ou mais na mesa. Você paga a menor e ele continua tendo que matar todas na sequência. Se conseguir esta façanha ele ganha, e se ele errar uma tacada ele perde.

        Excluir
      2. Exatamente isso aconteceu comigo, estava pela 1, e meu adversário ainda tinha 3 bolas na mesa, matei a 1 e suicidei, disseram que perdi, pq a 1 é castigo, mas não concordei e vim pesquisar. Acho justo mesmo é tirar a menor bola do meu adversário e deixar ele jogar pra ver se consegue a façanha de matar as outras. Senão conseguir, saio campeão.

        Excluir
    13. ALGUEM PODE AJUDAR! ESTAVA JOGANDO PAR E IMPA, MINHA BOLA ERA 15 NA BOCA PARA CAIR E O MEU ADVERSÁRIO COM A BOLA 01 NA OUTRA BOCA, ELE DA A TACADA E MATA A BOLA 1 A ULTIMA BOLA DELE, A BOLA BRANCA NA MESMA TACADA DERRUBA A BOLA 15 QUE É A MINHA, QUEM GANHOU O JOGO?

      ResponderExcluir
    14. E quais são as regras para sinuca de 8 bolas, 4 azuis e 4 vermelhas por exemplo, em que a branca é do mesmo tamanhos das demais? não encontro regras dessa sinuca aqui na net, alguém pode me ajudar?

      ResponderExcluir
    15. Meu cunhado deu o estouro, caiu três menores e uma maior, ele continuou tacando, ou seja, tacou em uma maior para derrubar a menor, daí decidiu ser às menores. Virou discussão, pois eu disse que como caiu três menores e uma maior, ele seria menor eu maior é eu daria sequência nas jogadas, pois caiu uma maior. Ele disse: O estouro é livre, não importa o que cair, eu continuo e decido qual bola o adversário irá matar, ou seja, a primeira bola que cair será a minha. Voltando no comentário, ele ignorou as bolas que caíram e ainda usou uma maior ora derrubar a menor da boca e decidir qual mataria.
      Oq me diz a respeito???

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Ele errou. A menor bola que caiu é dele. Se matou 2, 5, 7 e 9, as pares são dele.

        Excluir
    16. Se tirar uma bola do adversário da boca através da tabela de propósito pode

      ResponderExcluir
    17. estou na ultima bola e meu adversario somente com a bola 1, dou minha tacada e mato a minha bola e a bola 1 do adversario. entao quem ganha?

      ResponderExcluir
    18. Estou jogando mais um adversário e ele tava e bolão acerta a bola dele e bolão pula para fora da mesa o que devemos fazer neste caso

      ResponderExcluir
    19. Tava jogando eu e meu meu adversário ele deu uma tacada na bola dele com força a bola dele espirrou para fora da mesa de sinuca e eu tenho que tirar a bola minha ou não

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Sim, sua menor bola cai e a dele volta pra mesa:
        Ou encostada na parede o mais próximo possível de onde ela saiu.
        Ou no centro da mesa. Depende da regra que vocês decidirem antes do jogo.

        Lembrando que é sempre bom decidir isso sempre com seu adversário.

        Excluir
    20. Tava jogando eu e meu meu adversário ele deu uma tacada na bola dele com força a bola dele espirrou para fora da mesa de sinuca e eu tenho que tirar a bola minha ou não

      ResponderExcluir
    21. Dúvida 1: Geramemte jogando com a 1 na mesa, agente estoura e assim que as bolas pararem de rodar agente cola a 1 no centro da tabela logo atrás de ondo o Bolão Saiu ok. Pois bem, as vezes esquecemos de colar a 1 e aí deixamos pro final, e etão a pergunta é: A 1 deve ser colada na tabela sempre do mesmo lado da saída da Branca (Bolão) ou deve ser colada sempre na mesa do lado oposto de onde estiver a branca?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Depende do que você combinar com seu(s) adversários.
        Mas vou dar alguns exemplos de como pode ser feito.

        1-Colocar a 1 junto com as bolas desde o começo no meio da terceira linha (no centro do triângulo), onde ela não vai se mexer tanto.

        2- Colocar a 1 atrás da branca encostada na parede desde o começo da partida.

        3- Colocar a 1 atrás da branca encostada na parede após a quebra das bolas.

        4- Colocar a 1 atrás de onde estava a branca assim que alguém encaçapar todas as suas bolas.

        5- Colocar a 1 encostada na parede no lado contrário da branca quando alguém encaçapar todas as suas bolas

        6- O seu adversário escolher onde colocar a 1 desde que ela esteja acessível de qualquer ângulo em relação a branca (não esteja bloqueada), e que não esteja muito perto da branca.


        A minha regra preferida é a 6, sempre que o meu oponente aceita eu uso ela.
        Vale lembrar que há vários e vários jogos diferentes jogados de modos diferentes, por isso é sempre bom decidir as regras antes do jogo. Ou olhar as regras do campeonato se for jogar profissionalmente.

        Excluir
    22. Dúvida 2: Pelo que lí se na estourada cair uma de cada, ou duas de cada, você deve continuar pela que que caiu primeiro (par ou ímpar). Pois bem, se nessa cair uma de cada porém nenhum dos dois conseguiu ver quem caiu primeiro, pois de ajeitar perfeitamente o triângulo de bolas, as duas das ponta cairão no mesmo momento e velocidade. A pergunta é: Passo a vez ou continuo, porém a primeira bola de tentativa que eu acertar (par ou ímpar) independente de matar, é a que devo continuar matando ?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Se ninguém conseguiu ver qual bola caiu primeiro, creio que vocês poderiam usar uma regra alternativa que alguns usam.
        Que seria você escolher qual grupo de bolas você deseja.

        Se caiu bolas dos 2 grupos, você perde a vez.

        Excluir
    23. Dúvida 3: No Jogo castigado, se ao me posicionar na mesa para dar uma tacada, eu sem querer esbarro o dedo ou o taco em alguma bola do adversário, volta-se a bola dele no lugar, pago uma menor pra ele como castigo, e continuo com a tacada? É assim que jogamos aqui.

      ResponderExcluir
    24. Este comentário foi removido pelo autor.

      ResponderExcluir
    25. Este comentário foi removido pelo autor.

      ResponderExcluir
    26. Quando eu tenho uma bola e o adversário está com a 8 eu mato a minha e na mesma tacada eu mato o 8 eu perco o jogo?

      ResponderExcluir
    27. Se numa jogada com a bola um de castigo o adversário resta penas uma bola para finalizar o jogo e fazer uma jogada para matar a de castigo mas antes ele altera a bola de castigo com a mão proposta mente é considerado que ele perde o jogo

      ResponderExcluir
    28. ATUALIZADO: (PARTE 1)

      REGRAS DE BILHAR CASTIGADÃO (ARAÇATUBA e REGIÃO):

      Pela regra correta do jogo Castigado, não pode haver duas penalidades para uma mesma jogada. Porém nosso Castigadão aqui na Região de Araçatuba segue as regras abaixo desde que em comum acordo das partes, combinado antes:

      (1) – Disputa de dedo no (Par o Ímpar) pra ver que me inicia, ou acordo entre si.

      (2) - Se o jogo for só em dois (mano à mano) segue sempre com uma estourada de cada participante até o fim.

      (3) – Se o Jogo for mais que dois adversários no “Ranca Saia” (perdeu sai), quem vence continua na vantagem e é quem estoura na próxima partida.

      (4) – Sempre quem tem a vantagem do estouro tem opção de direito de ajeitar suas bolas para o estouro se quiser.

      (5) – Da posição em triângulo correta na preparação das bolas para estouro: Sempre com a bola central da fileira maior de 5 bolas, sobre a pinta. Sendo obrigatório alterados uma par e uma ímpar em cada extremidade do triângulo, mantendo também um alinhamento reto em paralelo à tabela de fundo. Obs: Pode estas recomendações de igualdade de chances podem serem ignoradas se os participantes não se importarem. Caso sim, quem for estourar tem o direito de dever de montar exatamente conforme o recomendado acima.

      (6) – Posição da Bola Branca para o estouro: (em qualquer lugar desde que, dentro da metade oposta da mesa de onde estiver montado o triângulo de bolas)

      (7) – Início de Jogo: (Sempre o Bolão/Branca do lado oposto das bolas numeradas).
      (8) – Após o início e parada das bolas: (cola-se o castigo no mesmo lado que saiu a Branca/Bolão).

      (9) – Esqueceu de colar o Castigo (bola1): (cola-se então no fim quando chegar a vez dele, porém sempre no centro do lado onde estourou iniciou o jogo com a Branca/Bolão). Já se houver bola do adversário em obstrução de passagem (se vira pra sair do prego) Obs: é a penalidade por ter os dois esquecido de colar a branca.

      (10) - Estourou: Não caiu nenhuma (passa a vez)

      (11) – Estourou: Caiu uma ou duas de cada (continua na vez, e se matar par ou ímpar é a que vai ser sua, já se errar, passa a vez até que a escolha seja feita)

      (12) – Estourou: Mas Pulou a Branca/Bolão pra fora da mesa: (manter a igualdade)
      - Se não caiu nenhuma bola (volta bolão na pinta e perde a vez)
      - Se caiu por ex. apenas uma ímpar (volta bolão na pinta e perde a vez e paga uma menor por adversário)
      - Se caiu uma ou duas de cada (volta bolão na pinta e perde a vez)
      - Se caiu por ex. duas ímpar e uma par (volta bolão na pinta e perde a vez e paga uma menor por adversário)
      - Se caiu por ex. só ímpar, uma, duas ou mais (volta bolão na pinta e perde a vez e paga uma menor por adversário).

      Continua na PARTE 2.

      ResponderExcluir
    29. PARTE 2 (Continuação)..

      (13) – Estourou: Mas Pulou uma Numerada pra fora da mesa: (Cola-se ela novamente no centro do lado de onde ela saiu, perde a vez e paga uma menor oposta (de para ou ímpar) pro adversário mesmo que não tivesse caído nenhuma na estourada e o adversário continua porém matando bolas do oposto da que saiu.

      (14) – Estourou: Caiu duas ímpar e uma par (continua na jogada e matando ímpar pois foi a que caiu em maior quantidade, mas paga uma menor pro adversário). Obs: assim se mantém a igualdade da jogada, o bônus é a vantagem de continuar na jogada. A sorte acontece se cair apenas 1 ou mais bolas apenas das par ou apenas das ímpares.

      (15) – Estourou: Mas o taco espirrou não acertando nenhuma: (Passar a vez). Já se espirrar e relar de forma bem fraca no bolo de bolas deslocando apenas uma ou duas (perde a vez e o Adversário ganha o direito de ajeitar as bolas novamente e dar reinício).

      (16) – Cegou: (paga uma menor). Cegou e deu branca/suicídio: (paga duas menores). Cegou e acertou uma do adversário mas batendo antes na tabela: (paga uma menor).

      (17) – Direta na do Adversário: (paga duas menores). Direta e ainda deu suicídio: (paga 3 menores sendo duas pela direta e + uma pelo suicídio).

      (18) – Cúmulo do azar: Direta na do Adversário (paga duas), ainda derrubar outra dele que estava na boca ou não (paga + uma) se ainda der bola branca/suicídio (paga + outra), ou seja, no total paga-se 4 bolas.

      (19) - Matou uma sua, mas na pancada, derruba uma do Adversário que estava na boca e de azar o bolão pula da mesa (paga duas bolas menores perdendo a vez e o bolão volta na pinta sempre de onde estourou).

      (20) – Mexeu em qualquer bola do adversário: sem querer com o taco, mão ou barriga tirando do lugar. (Volta-se ela no lugar e paga-se uma menor pra ele porém não perdendo a vez caso tenha matado alguma, pois o toque na bola do adversário não foi proposital e sim em decorrência de um movimento mais forte na volta do taco ou na puxada da mão pra fora da mesa). Se não tiver matado nada É fluxo normal de jogo, vez do adversário.

      (21) – Flagrou o adversário mexendo nitidamente de propósito, na malandragem em alguma bola sua: (o adversário perde a vez e sempre paga duas menores, e se for a última bola do jogo (Castigo) o adversário perde a partida).

      (22) – Permitido o uso do “Prego” e Cegada Proposital.

      (23) – Final de Jogo: Se você estiver pela bola 1 (castigo) e ao matar ela você se suicida em seguida: (Se o Adversário tiver apenas uma bola na mesa, você perde a partida). Já se ele tiver duas bolas ou mais na mesa: (Você paga a bola de número menor pra ele e ele então fica com o direito de continuar tendo que matar todas na seqüência sem erros. Se conseguir esta façanha ele ganha, e se ele errar uma tacada ele perde o jogo).


      Bom Jogo à Todos..... (Emerson “Mersão”) Araçatuba-SP (05/09/17)

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Se o primeiro estourar e não derrubar nenhuma e o segundo cegar o que acontece? Paga alguma bola?

        Excluir
      2. Só tem 3 bolas na messa o bolão o castigo que está pregado e uma par na frente protegendo a jogada do aniversário. Ele joga na tabela EA bola volta e pega na par primeiro e depois mata a dele a do castigo que seria a última dele . Então ai como ele asertou a minha pela tabela primeiro sai a minha par mas ele mandou o gastigo como vou jogar se ele matou o gastigo quem ganha então par ou castigo

        Excluir
    30. Eu tinha 1 bola na mesa, meu adversário duas...eu errei da minha bola, acertei uma do adversário e ela caiu, nós combinamos castigo duplo, ele ficou com uma bola na mesa, ele venceu o jogo por causa do castigo duplo?

      ResponderExcluir
    31. Meu adversário tinha só a bola 1 pra ganhar o jogo e eu ainda tinha 2 bolas aí ele na vez dele ele matou a última bola e suicidou a bola branca
      Nesse caso eu ganhei ou tem que retirar uma menor bola minha? E só ganho se eu matar a minha bola sendo que a última já foi morta?

      ResponderExcluir
    32. O q acontece quando na jogada a pessoa bate com o bolão nas duas bolas uma impa e outra par ao mesmo tempo.

      ResponderExcluir
    33. se eu enho 3 bolas e o oponente tem uma na boca da caçapa, ele ta de sinuca, joga propositalmente na minha bola e mata e dele. quem ganha a partida

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Voce retira 2 bolas sua e tem direito a uma tacada. Se vc matar a que restou voce ganha, senao ele ganha.

        Excluir
    34. Meu adversário estava com uma bola na boca e foi jogar em outra é sem querer esbarrou na bola e ela caiu o que acontece ? O que eu faço ?

      ResponderExcluir
    35. Se eu tô jogando o bolão cai na capa e outra bola cai por cima oq fazer

      ResponderExcluir
    36. se eu bater direto na bola do adversário e matar quantas bolas serão retiradas no castigo???

      ResponderExcluir
    37. O adversário matou a última bola dele e na mesma tacada derrubou o 8, quem ganhou?

      ResponderExcluir
    38. Boa noite,jogo na tabela e tiro a bola maior da boca, meu adversário tira a menor bola e fala que isso `não pode` diz que é anti-jogo ?¿???

      ResponderExcluir
    39. Este comentário foi removido pelo autor.

      ResponderExcluir
    40. Se eu tenho três bola e meu adversário uma e ele matar relando na minha primeiro eu ganho?

      ResponderExcluir
    41. Boa tarde! Situação INUSITADA. Se a branca sair da mesa passando pela lateral, pegar na parte de metal da caçapa e voltar para a mesa.
      Considera que a branca saiu mesmo da mesa e aplica a penalização ou continua o jogo ?

      ResponderExcluir
    42. Se meu adversário tiver 3 bolas e eu estiver no as e bater na dele pra encaçapar minha bola, oq acontece?

      ResponderExcluir
    43. Se tiver só pelo AZ e o adversário joga ela fora da mesa o que acontece

      ResponderExcluir
    44. Se eu tiver 5 bolas e o adversário apenas uma e na vez dele ele pegar a bola com a mão e encacapar ele ganha?

      ResponderExcluir
    45. Estou jogando e sem querer bato com a mão ou com taco na bola do adversário isto tem alguma castigo?

      ResponderExcluir
    46. Se eubmatar minha utima bola e a branca matar a 1 logo em seguida quem ganha o adiversaeio ou eu

      ResponderExcluir
    47. Se tem 1 bola minha e 1 do adversário, eu dou a tacada batendo primeiro na do adversário e depois encaçapando a minha, eu seria penalizado com 1 bola ( que seria a ultima do adversário) eu ganho o jogo por ter encaçapado primeiro, perco por causa da falta ou dá empate ?

      ResponderExcluir
    48. No jogo de sinuca de par e impar, eu posso tacar na par e impar ao mesmo tempo, na mesma tacada? Sendo que a ímpar é minha e a par é do meu adversário, e ainda assim a minha bola acaba caindo.

      ResponderExcluir
    49. No jogo de sinuca de par e impar, eu posso tacar na par e impar ao mesmo tempo, na mesma tacada? Sendo que a ímpar é minha e a par é do meu adversário, e ainda assim a minha bola acaba caindo.

      ResponderExcluir
    50. No jogo de sinuca de par e impar, eu posso tacar na par e impar ao mesmo tempo, na mesma tacada? Sendo que a ímpar é minha e a par é do meu adversário, e ainda assim a minha bola acaba caindo.

      ResponderExcluir
    51. Este comentário foi removido pelo autor.

      ResponderExcluir
    52. Se a minha bola pula pra fora da mesa .o meua adversario pode retirar uma bola dele?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. N ele só pode colocar sua bola em qualquer tabela da sinuca

        Excluir
    53. Se o adversário mata a última bola jogando diretamente na minha bola e eu só tiver 2 bolas pra chegar na última bola eu ganho?

      ResponderExcluir
    54. Se eu mata todas as minhas bolas e fica pelo cartigo a 1 ,eu jogo no cartigo e mata mas mato uma das 6 bolas do meu adversario eu perdo o jogo?

      ResponderExcluir
    55. Este comentário foi removido pelo autor.

      ResponderExcluir
    56. Se eu derruba minha última bola do jogo e a bola branca cai fora da mesa meu adversário tem direito a outra jogada?

      ResponderExcluir
    57. É permito pular a bola do adversário?
      se nao for qual a punição.
      perde-se o jogo; sai um ou duas bolas?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. A bola não deve descolar da superfície da mesa, se caso acontecer ou passa a vez ou paga uma bola ao adversário.

        Excluir
    58. Si eu to jogado par ou impa com.um amigo eu fico so por uma bola q er a bola 1 i ele fica com quatro bola na mesa eu jogo e Mato a bola 1 e sucido quem ganha o jogo.

      ResponderExcluir
    59. Meu adversário tem 2 bolas, uma delas na boca (caçapa) e eu uma. Eu mato a minha e meu adversário pega a 15. Na hora de escolher o lugar que vai por a 15 ele pode pôr a 15 na frente da que estava na boca?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. A bola (castigo) deve ficar no lado oposto da mesa onde a bola branca parou e nao pode ficar escondida atrás de nenhuma bola.

        Excluir
    60. Estou cm 2 bolas e meu adversário cm uma é a oito na mesa se eu acertar der uma tacada direto na oito oque acontece ?

      ResponderExcluir
    61. Este comentário foi removido pelo autor.

      ResponderExcluir

    62. Se eu estou com uma bola(12 por exemplo) e meu adversário so com a 1 e eu erro a minha 12, a 1 é morta e o meu adversário ganha?

      ResponderExcluir
    63. Se eu estou na 15 e meu adversário tem uma bola só, bato direto na dele ele ganha ?

      ResponderExcluir
    64. Na primeira tacada (estouro) eu posso jogar bem devagar para a branca apenas tocarem nas outras ou eu tenho que realmente "estourar"

      ResponderExcluir
    65. Bom dia estava jogando sinuca com um amigo...
      Restava uma bola minha o Castigo.


      Ele faltava uma mais o Castigo

      Eu joguei e errei...

      Ele jogou matou as duas, numa tacada

      Como fica o jogo...

      Quem ganha?

      ResponderExcluir
    66. Estava jogando com meu adversário eu estava com 1 bola na mesa e eu com o castigo, quando ele deu a atacada bateu direto na minha bola. Nesse caso,qual é a punição??

      ResponderExcluir
    67. Preciso colocar a bola 1, posso colocar ela em qualquer lugar?

      ResponderExcluir
    68. boa noite galera.

      estava jogando hoje a tarde e surgiu uma duvida!

      eu era as bolas menores (do 1 ao 7) e meu adversario maiores (9-15), eu tinha somente uma na mesa sendo que ela estava na boca (embuchada pronta pra cair) e meu adversario que tinha 5 bolas na mesa colocou a numero 15 dele em frente a minha (impedindo a passagem do bolao, bola branca - tanto direto como por tabela), unica forma seria dar uma tabela matar a minha e pagar uma bola dele.

      porem estava pronto para jogar, quando o adversario e outro cara que estavam assistindo falaram que isso nao valia, que era antijogo, que eu teria que cegar, errar as bola sem bater em nenhuma, fiz isso por 4 vezes pelo fato da bola que estar perto ser a numero 15...

      enfim, alguem ja ouviu falar dessa regra de anti jogo, o qual se nao existe possibilidade de passar o bolao para fazer a minha eu nao poder fazer nada???

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Amigo você esse jogo. E feio mais e valido você estava certo

        Excluir
      2. É pc vc Moscou é anti jogo vc jogar o bolão direto , quando se usa a tabela vc paga apenas uma bola pro oponente e ele terá uma tacada se acertar todas outras bola pra dentro ele ganha se errar ele perde.

        Excluir
    69. ESTAVA JOGANDO PARES E ÍMPARES MEU ADVERSÁRIO TINHA 4 BOLAS EU TINHA A 8 ARMADA E A 15 DO MATA QUASE COBRINDO EU JOGO NA 15 DIRETO MATO A MINHA 8 O QUE ACONTECE?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Paga 2 bolas e o adversário continua tacando o certo é não acertar a bola intencional usa a tabela

        Excluir
    70. Eu estava jogando e meu adversário estava com sete bolas na mesa e eu estava só com a um. Aí matei a um e suicidei com a bola branca. Eu perco ou ganho?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Vc tira uma bola do oponente e ele tem que matar todas as outràs bolas em uma tacada apenas

        Excluir
    71. Se no final do jogo os dois forem para o mata mata ou seja matar o Ais e um dos jogadores matar o Ais e na mesma jogada derrubar o bolão quem ganha ?
      O que deu a tacada ou o adversario ?

      ResponderExcluir
    72. Se meu adiversanio estiver com 3 bolas em jogo e eu com apenas uma, e a dele estiver na frente da minha, poderei acabar com o jogo batendo na bola dele para derrubar a minha, ou tem alguma regra sobre ?

      ResponderExcluir
    73. Queria tirar uma dúvida se caso eu estiver com uma bola ainda na mesa e o adversário estiver com a bola 1, matar a bola 1 e a branca matar a minha que está na mesa, eu ou o adversário ganha?

      ResponderExcluir
    74. Se no caso o castigo fica na caçapa, o adversario bater na bola de modo a me dar um "macho", eu posso tocar na bola do adversario fazendo a bola do castigo cair, e assim ganhando o jogo?!?! O advrrsario ainda ficou com 4 bolas na mesa

      ResponderExcluir
    75. Se estou pela bola 8 e meu adversário tem mais de uma bola e ao tentar matar a 8 eu dou branca, o que acontece?

      ResponderExcluir
    76. Boa noite, preciso tirar uma dúvida, meu adversário estava pela bola 01-ais, eu com bola 6 e 10, ele segou, porém pegou munha bola 10 e jogou na cassapa, teria que ser a bola 6! Pergunto: ele perde o jogo?

      ResponderExcluir
    77. Queria saber estou jogando com meu advercario dei uma tacada em duas bolas minhas uma encacapei outra saiu fora da mesa oq acontece

      ResponderExcluir
    78. O rapaz tinha o castigo e eu uma bola ele matou a minha bola primeiro e o castigo em seguida na mesma tacada, ele ou eu ganho?

      ResponderExcluir
    79. Eu tinha 3 bolas na mesa e meu adversário matou o castigo e suicidou. O que fazer nesse caso ?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Tira uma bola combinada do jogo e vc terá uma chance de matar o jogo errando aí vc perde

        Excluir
    80. Eu tinha a bola 9 e 3 e oponente tinha a 2. A bola 2 do oponente estava na boca e a minha bola 9 estava impedido o oponente de tacar direto na 2 dele ai ele tacou na tabela e matou a dele e tirou a minha 9 da boca, eu tirei a minha bola 3 pelo castigo e taquei na bola 9 e matei. Pergunta: fiz certo dessa forma?

      ResponderExcluir
    81. Quero saber se na estirada eu matar o castigo eu Pedro a partia ou não

      ResponderExcluir
    82. Quero saber se na estirada eu mata o castigo eu perto a partida iú não

      ResponderExcluir
    83. Se na estorada eu matar o castigo eu pedo a partida ou não

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Sim a qualquer tacada do jogo não pode cair o castigo principal.

        Excluir
    84. Põe pular a bola branca por cima da bola do adiversario

      ResponderExcluir
    85. Eu tenho 3 bolas na mesa
      O adversário ta no coringa. Dai ele mata o coringa e derruba a bola branca tembem
      Oque acontece ele perde? Ou eu tiro uma bola e tento matar as outra pra ganhar

      ResponderExcluir
    86. Se eu derrubar a coringa usando a bola do adversário usando a tabela antes eu perco o jogo ?

      ResponderExcluir
    87. se eu tenho duas bolas e o outro cara tava na oito ele derrubou uma minha e a oito como fica

      ResponderExcluir
    88. Se eu matar minhas 7 bolas de uma vez eu ja ganhei ou preciso matar o az ?

      ResponderExcluir
    89. Eu só tô no castigo e meu adversário tem três bolas fora o castigo
      Eu meto a pancada no castigo e ele sai fora da mesa
      O que acontece ?

      ResponderExcluir
    90. Ser o adversário mata a bola dele é em seguida a bola branca mata a minha quem ganhar só tem elas duas na mesa

      ResponderExcluir
    91. Quero saber se eu tenho três bolas jogando par e ímpar e umas das minhas bolas ta na boca mas essa bola é a maior aí o meu adversário tá defendido aí ao invés dele tentar sair ele joga na tabela mas intencionalmente tirando minha bola da boca só pra tirar a.menor isso é válido

      ResponderExcluir
    92. Tenho apenas uma bola na mesa jogo a bola branca suucida e a bola que e minha cai na caçapa encima da bola branca ela e considerada morta?

      ResponderExcluir
    93. So tenho uma bola ela esta na boca e a do adiversario esta tampando ela eu posso joga na tabela e acerta a bola do adiversario pra mata minha bola ?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Não mesmo vc usando a tabela e batendo na bola dele vc perde uma bola aí vc tira ela acabou o jogo se o castigo caiu nessa tacada .

        Excluir
    94. Estava jogando mais um colega meu, nós estavamos pelo castigo, aí eu joguei no castigo e o castigo caiu;e a bola branca caiu para fora da sinuca... Quem será o vencendou da partida?

      ResponderExcluir
    95. Legal post. Temos mesa para locação , se precisar basta acessar: www.bilharesrea.com

      ResponderExcluir
    96. Se matar a bola 1 e o bolão cair fora da mesa ele perde o jogo ??? Responda rápido pra mim pfvr

      ResponderExcluir
    97. No jogo do PA IMPA no final do jogo o meu adversário mata sua bola. E a branca logo depois bate na minha bola 8 e logo depois a oito corre passando pelo buraco do meio e eu pego na bola. Mas a branca continua correndo bate em duas tabelas e suicída ou da branca eu perco o jogo por ter tocado na bola 8 que já tinha passado pelo mesmo buraco a onde a branca caiu obg.

      ResponderExcluir
    98. Se eu estou no prego, posso jogar a bola branca POR CIMA da bola do adversário para acertar a minha ????

      ResponderExcluir
    99. Se eu tirar a bola do adversário da mesa em uma tacada o que acontece com a bola, ela volta para mesa ou ele ganha essa bola.

      Obs: não foi tacada direta na dele foi a minha bola que tirou a outra da mesa.

      ResponderExcluir
    100. Meu adversário tinha duas bolas e eu somente o AZ, matei o AZ e derrubei uma bola dele, como fica?

      ResponderExcluir
    101. Na regra de boteco, sobrando so a bola do adversário e a minha, e na jogada q eu fizer matando as duas, sendo q a minha caiu primeiro... Quem ganha ??

      ResponderExcluir
    102. I si a bola branca cair fora da mesa perde algo ou não

      ResponderExcluir
    103. Boa noite. Estou com uma dúvida, se meu oponente só estiver com uma bola e várias bolas minhas estiverem impedindo a bola branca de bater na dele, ele pode bater direto nas minas, ou qual é a situação a se jogar?

      ResponderExcluir
    104. Se no estouro eu já mata o castigo que está colado na mesa eu ganho ou perco ??

      ResponderExcluir
    105. Estou com uma dúvida sobre uma jogada, tenho só uma bola ai jogo e a bola branca pega no AZ e mata a minha, tenho algum castigo?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Se combinar antes não tem castigo, o az é neutro se não for proposital a jogada é válida.

        Excluir
    106. Me respondam se eu estiver certo, eu saio no jogo matando uma impar e outra par e minha bola branca nao cai,eu continuo no jogo com a maior bola e a menor bola é do adversário sem retirar uma bola dele como castigo por ser a primeira tacada correto?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Caiu 2 vc perde a tacada e à 1 bola que caiu é sua depende do combinado vc tira uma bola do oponente

        Excluir
    107. e se eu tiver 1 bola na mesa e meu adversario 5 e eu dar 2 toques no bolao e matar a minha bola ??

      ResponderExcluir
    108. Se eu tenho 1 bola meu adversário tem 2 bolas eu jogo a bola branca na tabela e acerta do adiverario ? Quem ganha o jogo ?

      ResponderExcluir
    109. Meu adversário tem a última bola na boca eu joguei a minha última em cima da dele ele ficou sem saída i aí ele automaticamente perde?

      ResponderExcluir
    110. Não ele terá uma tacada se ele conseguir colocar o bolao em uma das boca sem dar branca e dar o prego em vc ele perde uma bola e vc é obrigado a jogar no castigo não conseguindo sair vc quem perde o jogo

      ResponderExcluir
    111. No jogo de pare e ipa a bola 1 está na boca eu Mato minha bola ai em sequência a Branca mata a bola um eu perdi ou ganhei e ele fica com a dele na mesa

      ResponderExcluir
    112. O que acontece se o adversário jogar diretamente na minha propositalmente para matar a dele?

      ResponderExcluir
    113. Não acertar nenhuma bola para o adversário tirar a bola dele que está me atrapalhando ,isso é válido?

      ResponderExcluir
    114. Se eu estiver com uma so bola,e ela estiver atras da marcaçao de saida da bola,e o adversario suicidar,eu posso na saida da bola branca jogar diretamente para traz ou eu so posso sair jogando pra frente de tabela

      ResponderExcluir
    115. Se.tenho.uma.bola o adversário tem quatro prende minha bola.



      ResponderExcluir
    116. Estando eu pela bola 1 castigo e o adversário tiver uma bola.Joguei e o castigo saiu da mesa o que deve se fazer ?

      ResponderExcluir
    117. Por que não fizeram até o final do jogo ?

      ResponderExcluir
    118. Se eu estou com uma bola na mesa e meu adversario pela bola 1, ele joga direto na minha e tem q sair duas,pq foi combinado no inicio. Sai a minha e a 1 e eu ganho o jogo ou sai apenas uma e eu tenho q jogar na bola 1

      ResponderExcluir
    119. Se eu estiver jogando só pelo as é meu adversário estiver jogando por uma bola e o às aí ele joga e mata as duas bolas em um taça tá só quem ganhou o jogo eu que tinha só o às ou ele que jogava pelas duas bolas?

      ResponderExcluir
    120. O que acontece se na saída a bola branca cai mais cai junto outra bola? Fica na escolha ou só perde a vez?

      ResponderExcluir
    121. Se eu nao tiver no castigo e eu bato nela quantas bola eu tiro?

      ResponderExcluir
    122. Estou disputando a bola 1 com meu adversário, ele joga e mata a bola 1 e a bola branca também cai, quem ganha a partida?

      ResponderExcluir
    123. Meu nome é ganzo Freitas.o meu adversário tem duas bola pares eu mato impar tenho uma 9 á bola 1 é o cartigo é a minha vez de jogar dei uma jogada com efeito matei á bola 9 na mesma jogada o bolâo matou a bola 1 eu perdoe a partida ou eu ganhei?

      ResponderExcluir
    124. Me chamo Ganzo Freitas jogo de sinuca par ou impar o meu adversário mata par e eu impar é a minha vez de jogar eu tenho bola 9 é a 1 é o cartigo eu dei uma tacada com um efeito matei á bola da vez que é a bola 9 na volta do bolâo caiu a bola um eu ganhei a partida ou eu perdi?

      ResponderExcluir
    125. Boa tarde... uma dúvida,
      Meu adversário estava com 7 bolas sobre a mesa eu tinha apenas 1, na minha última tacada eu matei a minha bola e em sequência a 8, nesse caso quem ganhou o jogo?

      ResponderExcluir
    126. Se eu acertar a par, q é minha e a minha acertar em uma ímpar, q é do adversário e a dele cair
      Ele tem q tirar outra dele ou não existe isso ?

      ResponderExcluir
    127. Se eu der uma bola no pano o adversário para ganhar tem que fazer o que

      ResponderExcluir
    128. Se eu tiver uma bola na mesa e éminha vez de jogar mato minha bola e o castigo na msm tacada eu perco

      ResponderExcluir
    129. Eu tenho duas bolas na mesa, e meu adversário tem um. Ele mata a última bola dele e cai a bola branca. O jogo acaba, ou sobra uma bola minha pra matar?

      ResponderExcluir
    130. Estava eu e minha tia jogando eu estava com uma bola na mesa e ela com a 1 em uma só tacada eu matei a minha e a 1 mas a minha caiu primeiro e logo em seguida a 1.isso e errado ??

      ResponderExcluir
    131. No castigo simples se bater na minha bola e derrubar outra ,cai outra bola do adversario

      ResponderExcluir
    132. Eu quero em um jogo par ou ímpar, castigado, meu adversário tem três bolas e é uma vez de jogar aí sem querer o meu taco pega em uma das minha s Bola e eu coloco a lugar que estava, o que acontece eu perco o jogo ou???

      ResponderExcluir
    133. É minha última bola eu derrubo a bola e também a bola branca e meu adversário tem três bola ele tem direito a da outra tacada .

      ResponderExcluir
    134. Se na primeira tacada eu coloco a bola par e me suicido com a bola branca , o que acontece??

      ResponderExcluir
    135. Boa noite, se no impulso da tacada, a bola branca jogar uma bola numerada para fora, onde se coloca essa bola, colada no meio da tabela onde se inicia o jogo, ou onde ela bateu e saiu?

      ResponderExcluir